Dirigentes, delegados, activistas sindicais e demais trabalhadores da Agricultura, Alimentação, Bebidas, Tabacos, Hotelaria, Restauração e Turismo representativo dos sindicatos filiados na FESAHT, vão manifestar-se em Lisboa, junto ao Ministério da Economia, no dia 5 de Abril de 2016, pelas 11:30 horas, em defesa dos seus direitos e por melhores condições de trabalho. Realiza uma pré-concentração, no Rossio, pelas 11 horas, seguida de uma concentração no Largo de Camões, junto ao Ministério da Economia.

As razões desta luta prendem-se, entre outras, com a exigência de aumentos justos e valorização dos salários, pela melhoria geral das condições de vida e de trabalho, contra a precariedade e o trabalho forçado, em defesa da negociação e da contratação colectiva.

Nomeadamente, os trabalhadores exigem a revogação do art. 501º do Código do Trabalho, que permite a caducidade das convenções colectivas (Contratos de Trabalho e Acordos de Empresa) e a eliminação dos direitos que neles constam e querem ver reposto o princípio do tratamento mais favorável para o trabalhador.

A iniciativa integra também a campanha de combate à precariedade, flagelo que atingem drasticamente o sector, designadamente, o trabalho não declarado ou ilegal, a desregulamentação dos estágios, profissionais ou escolares, nas empresas e o recurso à prestação de serviços ou falsos recibos verdes e pelas más condições de vida e trabalho.

Esta é uma luta importante de sectores que empregam mais de 350 mil trabalhadores e que tem um peso significativo na economia nacional e no emprego, com resultados positivos, particularmente no do alojamento, cujos proveitos e a ocupação dos quartos subiu, assim como no agro-alimentar e na agricultura, por força do aumento das exportações, aos trabalhadores não tem sido dada a devida valorização nas condições de trabalho, apesar dos bons resultados alcançados no sector, desde 2013.

Pré-Concentração Rossio às 11h00;
Concentração junto ao Ministério da Economia (Largo do Camões) 11h15;Conferência de Imprensa às 11h30.

FONTE: FESAHT