viaportoEm resposta a uma proposta que o Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário / FECTRANS enviou na semana passada, recebemos ontem uma nova posição da administração da ViaPorto que cria as condições para um acordo.

A contraproposta traduz-se no seguinte:

» Pagamento de um prémio no montante de 145,00€, por compensação de não haver aumento salariais em 2021;

» Aumento em 29,00€ do vencimento de todas as categorias previstas em AE, com excepção das categorias H (grupo 'Coordenação II') e I (grupo 'Especialistas I') que terão um aumento igual ao IPC sem habitação registado em 2021 acrescido de 0,25%;

» Integração da componente fixa do subsídio de exploração na grelha;

» Os aumentos previstos no ponto 2 terão efeito a Janeiro de 2022

» Validade do AE até 31/12/2022;

» Inclusão de cláusula de salvaguarda, caso a ViaPorto celebre com outra organização melhores condições para um AE com a mesma vigência e para as mesmas categorias.

Conforme reivindicámos na mesa de negociação, a administração finalmente recuou na sua intenção de um acordo plurianual, pelo que em 2022 haverá um novo processo de negociação, onde, para além da melhoria das condições salariais, teremos oportunidade de voltar à discussão de outras matérias, tais como o desbloqueamento das situações dos trabalhadores que atinjam o topo da categoria, diuturnidades/anuidades, etc..

Com este resultado, depois de discussão com a estrutura do sindicato na empresa, optou-se pelo acordo, mantendo-se, no entanto, a necessidade de intervenção em 2022 para a continuação da melhoria das condições salariais, profissionais e de trabalho.

Este acordo é apenas um passo, conseguido pela marcação da luta, que melhora ligeiramente os salários de todos os trabalhadores, embora seja necessário a intervenção e luta, com a mobilização e a unidade dos trabalhadores, assim como o reforço da organização do SNTSF/FECTRANS.

Fonte: SNTSF