O governo/administração da CP, enviou o documento com a proposta de AE, com a fusão do da CP com o da ex. EMEF, assim como a proposta de RC, que sem prejuízo da análise necessária, continua sem apresentar propostas de aumento da tabela salarial para todos trabalhadores.Este documento que será discutido na reunião do próximo dia 25 de Março, com início às 10 horas, no Ministério das Infraestruturas, vieram acompanhados da seguinte nota explicativa:

Os documentos enviados assentam nos seguintes pressupostos:

(i) Integração plena dos trabalhadores da ex EMEF;

(ii) Criação de um AE e RC com regras iguais para os trabalhadores da ex EMEF e demais trabalhadores da CP, tendo sido eliminadas as cláusulas e tabelas distintas aplicáveis aos ex EMEF;

(iii) Criação de regras de integração para os trabalhadores da ex EMEF sem possibilidade de progressão mais rápida por via da realização dos exames profissionais; em contrapartida estes trabalhadores serão abrangidos pelos abonos existentes na CP, na medida em que preencham o seu âmbito de aplicação;

(iv) Incorporação de algumas alterações (assinaladas a amarelo) no RC negociado recentemente, tendo em consideração algumas das principais reivindicações apresentadas pelos Sindicatos;

(v) Incorporação de algumas alterações pontuais, respeitantes a direitos dos trabalhadores, por lapso retirados, no texto do AE previamente enviado (assinaladas a amarelo);

(vi) Simplificação do texto do AE e criação de cláusulas objectivas com o objectivo de diminuir as dúvidas interpretativas que têm vindo a manifestar-se desde a entrada em vigor do actual AE;

(vii) Eliminação das disposições legais reflectidas no actual AE com o mesmo objectivo de simplificação referido no número anterior;

(viii) Inclusão de disposições específicas respeitantes à carreira de condução que já são aplicáveis actualmente na empresa;

(ix) Incorporação no AE de algumas disposições do AE EMEF, nomeadamente respeitantes ao trabalho de emergência e uniformes de trabalho.

FONTE: FECTRANS