Na reunião do dia 25 de julho, a novidade do C.A. foi a de admitir uma “gorjeta” aos  trabalhadores da Carris, que indiquem candidatos para trabalhar na empresa.
Ou seja, em vez de aumentar os salários e a motivação dos que cá estão, para atrair outros a  vir, o C.A. ao pagar mal, afasta os que pensavam entrar e convida os profissionais da Carris a  sair.

Uma realidade que justifica e exige que deixe de seguir a “política da avestruz”. Para tal é preciso assegurar o aumento intercalar, para melhorar as nossas condições de vida e  minimizar a falta de pessoal.
É tempo de o C.A. ter a humildade de assumir, que a proposta do STRUP-FECTRANS do aumento intercalar de 1 € diário, não só não é incomportável como é necessário, possível e urgente para 
melhorar o nosso poder de compra.

Um facto indesmentível, que deve ser acompanhado da redução faseada do horário de trabalho  para as 35 horas.

Este é o caminho para incentivar aqueles que aqui trabalham e despertar o interesse de outros  para integrar os quadros de pessoal da empresa. Já no que respeita às restantes matérias, o C.A. opta por empurrar para a frente, aquilo que  deve ser resolvido no presente.

É assim com o regulamento de carreiras e as nossas propostas que visam tempos máximos de permanência para aceder ao topo de cada carreira; a correção de situações em regimes de 
transição nas carreiras oficinais, administrativas e do tráfego (nomeadamente controladores e  expedidores), que leva a que existam trabalhadores que não se encontram inseridos no escalão  correspondente ao início das suas carreiras.

É assim com as anuidades e o prémio para os setores fixos.

É assim com a tolerância de ponto, que as empresas municipais vão dar nos dias 3 e 4 de  agosto e a Carris recusa.
Por tudo isto é preciso acabar com o simulacro de negociação e avançar com celeridade na  resolução dos problemas, que se arrastam no tempo e que prejudicam os profissionais da Carris.
Tal facto implica a atenção e mobilização de todos.
Isto porque a melhoria das nossas condições de vida nunca nos foi oferecida, foi sempre  conquistada!

Fonte: STRUP