familiaA CIMH promove no próximo dia 10 de Dezembro, pelas 15h00, em Lisboa, uma acção pública sobre a importância dos horários de trabalho e a conciliação da vida profissional com a pessoal e familiar.Sob o lema: "Direito a trabalhar com vida pessoal e familiar" esta iniciativa de rua que se enquadra no âmbito do"Ano Europeu da conciliação entre a vida profissional e a vida familiar", terá lugar na Rua do Carmo (junto ao Rossio) entre as 15h00 e as 17h00.

Com o lema: "Direito a trabalhar com vida pessoal e familiar" pretende-se trazer para a praça pública, através dos/as activistas sindicais e trabalhadores/as disponíveis, experiências e relatos de casos reais de ataques patronais ao direito de conciliação trabalho/família, bem como divulgar desfechos positivos e valorizar vitórias alcançadas com a intervenção sindical, tendo presente que de entre os vários obstáculos à conciliação, surge a ofensiva patronal e governamental em relação aos horários de trabalho (desregulamentação, ataque às 35 horas de trabalho semanal, incumprimento de direitos contratuais, imposição de bancos de horas, recusas de horários flexíveis a mães e pais trabalhadores com filhos/as até 12 anos de idade, etc.)

Num momento em que a questão da Natalidade continua a estar na ordem do dia e em relação à qual a CGTP-IN já assumiu a sua posição pública ("18 linhas de força para uma política de promoção da natalidade ", 14 de Julho de 2014), esta Acção Pública assume uma importância acrescida, sendo uma organização conjunta das três organizações específicas da CGTP-IN (CIMH, InterJovem e InterReformados), dada a abrangência geracional da temática.