CALENDÁRIO DE ACÇÕES – DE 7 A 10 DE FEVEREIRO

STAL promove manifestações públicas por melhores condições de vida e de trabalho, em todo o País

Prosseguem, esta semana, as acções reivindicativas, de informação e de contacto com os trabalhadores inseridas no “Mês de Esclarecimento e de Luta”, que o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local promove até dia 15. E nesta quinta-feira (dia 9), o STAL marcará forte presença no "Dia Nacional de Indignação, Protesto e Luta" promovido pela CGTP-IN, com greves, plenários e manifestações públicas de descontentamento dos trabalhadores da Administração Local, em todos os sectores de actividade.

TERÇA, DIA 7:

• MOITAConcentração – 09h00 – e cordão humano de trabalhadores até à Câmara Municipal, para exigir o pagamento retroactivo e a aplicação adequada e mais abrangente do Suplemento de Penosidade e Insalubridade (SPI), assim como da Opção Gestionária da alteração de posição remuneratória dos trabalhadores.
  • PORTEL Plenário de trabalhadores – 15h00 – frente à Câmara Municipal, para exigir a revisão do ACEP, o pagamento retroactivo e a aplicação adequada e mais abrangente do SPI, assim como da Opção Gestionária da alteração de posição remuneratória dos trabalhadores.

QUARTA, DIA 8:

• PENACOVA – Plenário de trabalhadores – 08h00 – no estaleiro municipal e desfile até à Câmara Municipal, para exigir o pagamento retroactivo e a aplicação adequada e mais abrangente do SPI.
  • ALCANENA – Plenário de trabalhadores – 09h00 – junto da Câmara Municipal, para exigir o pagamento retroactivo e a aplicação adequada e mais abrangente do SPI.
  • MORA Concentração de trabalhadores – 15h00 – em frente à Câmara Municipal, para exigir a revisão do ACEP, o pagamento retroactivo e a aplicação adequada e mais abrangente do SPI, assim como da Opção Gestionária da alteração de posição remuneratória dos trabalhadores.
  • COIMBRA Plenários de trabalhadores dos SMTUC - Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra – 16h00 – na Guarda Real, para exigir a aplicação da Opção Gestionária da alteração de posição remuneratória dos trabalhadores e a actualização salarial.

QUINTA, DIA 9 (acções inseridas no "Dia Nacional de Indignação, Protesto e Luta", promovido pela CGTP-IN):

• AMARES – Plenário de trabalhadores – 07h30 – na Câmara Municipal, seguido de deslocação até aos Paços de Concelho, para entregar a “Carta Reivindicativa” e exigir o pagamento retroactivo e a aplicação adequada e mais abrangente do SPI.
  • TÁBUAPlenário de trabalhadores – 08h00 – nos estaleiros municipais e concentração – 09h00 – em frente aos Paços do Concelho, para exigir o pagamento atempado e mais abrangente do SPI e a negociação do ACEP.
  • LEIRIA – Plenário de trabalhadores – 08h00 – nos estaleiros em Guimarota e concentração – 10h00 – em frente aos Paços do Concelho, para entregar o Caderno Reivindicativo.
  • MAIA – Plenário de trabalhadores – 08h00 – nos estaleiros municipais, pelo direito à contratação colectiva e aplicação mais abrangente do SPI.
  • PENICHE – Plenário de trabalhadores – 08h00 – no Auditório Municipal, seguido de desfile – 10h00 – em direcção aos Paços do Concelho, para exigir a melhorias das condições de trabalho.
  • SILVES – Concentração – 08h00 – de trabalhadores do Município em frente ao Mercado Municipal, para protestar contra o aumento do custo de vida.
  • GOUVEIA – Plenário de trabalhadores – 08h30 – nos estaleiros municipais, para exigir melhores condições de vida e de trabalho.
  • MANGUALDE – Plenário de trabalhadores – 08h30 – nos estaleiros municipais, pelo direito à contratação colectiva e melhores condições de trabalho.
  • ALCÁCER DO SALConcentrações – 08h30 – em frente aos Paços do Concelho; seguido de deslocação para a "Praça da Indignação" em Sines – 11h30 –, para protestar contra o elevado custo de vida e exigir melhores salários.
  • COVILHÃPlenário de trabalhadores – 08h30 – em frente aos estaleiros municipais, pela aplicação adequada e mais abrangente do SPI.
  • BARREIROConcentração – 09h00 – de trabalhadores das autarquias do Barreiro,             Alcochete, Moita e Montijo na Av. Santa Maria, com desfile até ao Parque Catarina Eufémia, para protestar contra o aumento do custo de vida.
  • ÉVORA – Plenário geral de trabalhadores – 09h00 – frente à Câmara Municipal, para protestar contra o aumento do custo de vida. NOTA: Esta iniciativa conta com a presença do presidente do STAL, José Correia.
  • TAVIRA – Plenário de trabalhadores – 09h00 – frente à Câmara Municipal, com entrega do Caderno Reivindicativo ao executivo camarário.
  • SOBRAL DO MONTE AGRAÇOConcentração de trabalhadores – 09h30 – em frente aos Paços do Concelho, para protestar contra o aumento do custo de vida.
  • CASCAISConcentração de trabalhadores da CASCAIS AMBIENTE – 09h30 – em frente aos Paços do Concelho, para exigir aumentos salariais e entregar o Caderno Reivindicativo.
  • SINTRAConcentração de trabalhadores – 09h30 – em frente aos Paços do Concelho, para exigir melhores condições de vida e de trabalho, e entregar o Caderno Reivindicativo.
  • AMADORAConcentração de trabalhadores – 09h30 – em frente aos Paços do Concelho, para exigir a melhoria das condições de trabalho e entregar o Caderno Reivindicativo.
  • BEJA – Concentração de trabalhadores – 10h00 – em frente à Câmara Municipal, para exigir o pagamento retroactivo e a aplicação adequada e mais abrangente do SPI, e entregar a Carta Reivindicativa.
  • SETÚBAL – Concentração – 10h00 – de trabalhadores das autarquias de Palmela e Setúbal em frente à Estação do Quebedo, com desfile até ao Largo da Misericórdia, contra o aumento do custo de vida.
  • LARANJEIROConcentração – 10h00 – de trabalhadores das autarquias de Almada, Seixal e Sesimbra junto aos TST na EN10, com desfile até Corroios, contra o aumento do custo de vida.
  • GRÂNDOLA – Concentrações – 10h00 – em frente aos Paços do Concelho, seguido de deslocação para a "Praça da Indignação" em Sines – 11h30 –, para protestar contra o elevado custo de vida e exigir melhores salários.
  • PORTALEGRE – Concentração de trabalhadores – 10h30 – em frente ao Palácio Póvoas (Rossio), para protestar contra o aumento do custo de vida.
  • MARCO DE CANAVESES – Greve de 2 horas e concentração – das 11h00 às 13h00 – de trabalhadores da FCC Environment Portugal em frente à sede da empresa, para exigir melhores salários e condições de trabalho.
  • LOURES – Concentração de trabalhadores – 11h00 – em frente aos Paços do Concelho, para exigir melhores condições de trabalho e protestar contra o aumento do custo de vida.
  • PORTIMÃO – Plenário – 11h00 – de trabalhadores do Município em frente aos Paços do

Concelho, para protestar contra o aumento do custo de vida.

• LAGOS – Greve com concentração de trabalhadores – 14h30 – em frente à Câmara Municipal, para exigir melhores condições de vida e de trabalho.
  • NIZAPlenário de trabalhadores – 15h00 – com desfile até à Câmara Municipal, em defesa do direito à liberdade e ao exercício da actividade sindical.

SEXTA, DIA 10:

• LISBOA – Tribuna Pública, junto à Assembleia da República (jardim lateral na Rua de S. Bento), pela 10h30, de denúncia e reivindicação do pagamento das indeminizações por acidentes de trabalho e doenças profissionais.
  • SANTO ANDRÉPlenário de trabalhadores – 14h00 – junto à sede da empresa Águas de Santo André (Rua dos Cravos, Vila Nova de Santo André), para exigir melhores condições de trabalho.

Fonte: o STAL