O resultado do referendo de dias 4 e 5, na Volkswagen Autoeuropa, promovido pela Comissão de Trabalhadores de forma apressada, veio comprovar que a proposta da administração é insuficiente. O SITE Sul convocou plenários para dias 13 e 14.

Num comunicado emitido ainda ontem, após se conhecer a reprovação da proposta patronal, a Comissão Sindical do SITE Sul na fábrica de automóveis saudou a participação dos trabalhadores no referendo.

Assinalou a resposta dada à proposta insuficiente da administração e a forma como os trabalhadores afirmaram a sua vontade, combatendo as tentativas de fazer aprovar aquilo que não corresponde aos seus anseios e à justa reivindicação aprovada em plenário.

A proposta reprovada tem de ser melhorada, insiste o sindicato, alertando que todos os envolvidos neste processo devem tirar as devidas ilações do resultado da votação.

Contrariando uma versão da administração sobre a sua intenção de obter benefícios fiscais, com o valor pretendido para o aumento salarial, o SITE Sul remete para o texto do «Acordo de Médio Prazo de Melhoria de Rendimentos, dos Salários e da Competitividade». No n.º 1 do ponto D (página 9), afirma-se que os benefícios no IRC aplicam-se a todas as empresas que reúnam as condições referidas, sem qualquer referência a quantidade de trabalhadores ou volume de negócios.

Plenários de luta

Os plenários são uma forma de afirmação e luta dos trabalhadores, recorda-se no comunicado. Para a comissão sindical, os referendos não substituem a discussão colectiva.

Não há outro caminho senão prosseguir a luta pelo aumento extraordinário do salário, pelo que o SITE Sul decidiu marcar plenários de três horas em cada turno, como forma de luta e para que todos os trabalhadores sejam envolvidos colectivamente na discussão das propostas apresentadas e de medidas a tomar, sem serem penalizados no seu salário.

Os plenários vão realizar-se com os seguintes horários:

Turno B – dia 13, das 7h00 às 10h00;
Turno A – dia 13, das 15h20 às 18h20;
Turno D – dia 13, das 23h40 às 02h40 de dia 14;
Turno C – dia 14, das 7h00 às 10h00.

O sindicato apela a que se faça destes plenários uma grande acção de luta, lembrando que podem participar todos os trabalhadores, mesmo que não sejam sindicalizados.

Fonte: Fiequimetal