Os trabalhadores da Volkswagen Autoeuropa devem ser ouvidos, em plenários, sobre a insuficiente resposta patronal à exigência de aumento extraordinário dos salários, defende a Comissão Sindical do SITE Sul.

Este é um passo necessário, para os trabalhadores se pronunciarem sobre o resultado das negociações, e não há que saltar etapas, para levar a posição da administração a referendo, de forma apressada, alerta-se num comunicado hoje emitido.

O SITE Sul entende que a resposta da administração é insuficiente, não repõe o poder de compra e não responde aos anseios dos trabalhadores, reafirmados na greve de dias 17 e 18 Novembro, além de ser inferior à reivindicação apresentada em 21 de Outubro.

A administração, com esta proposta:

• Tenta ir ao encontro dos seus próprios interesses, procurando unicamente garantir o acesso aos apoios anunciados pelo Governo (benefícios fiscais no IRC);

• Pretende iludir os trabalhadores com um aumento de 5,2% em Dezembro, mas que, na realidade, é apenas de 3,2%, uma vez que 2% estava contemplado no acordo para Janeiro de 2023;

• Não tem em conta o enorme descontentamento que existe entre os trabalhadores, como as greves de 17 e 18 Novembro bem demonstraram.

• Não deixa aos trabalhadores outro caminho que não seja prosseguir a luta pela reposição do seu poder de compra perdido.

Fonte: Fiequimetal