Plenários e greves forjaram ganho na VW AutoeuropaFoi a luta dos trabalhadores, nomeadamente as greves de 17 e 18 de Novembro e os plenários de 13 e 14 de Dezembro, que tornou possível alcançar melhores resultados na reivindicação de aumentos salariais, salienta o SITE Sul, notando que, se assim não fosse, certamente a administração teria ficado apenas pelo pagamento do prémio único de 400 euros.

Num comunicado que emitiu ontem, após serem conhecidos os resultados do referendo de dias 15 e 16 (61,4 por cento - Sim; 38,0 por cento - Não; 77,8 por cento de votantes) a Comissão Sindical saudou a participação de todos os trabalhadores.

Entende-se como positivo ser fixado um valor mínimo de 80 euros, para todos os trabalhadores, embora se considere que a empresa tinha condições para ter apresentado valores superiores.

O sindicato considera o resultado global alcançado como positivo, com ganhos para os trabalhadores, ainda que insuficientes.

Algumas matérias devem ser melhoradas, como a inclusão do prémio de assiduidade (no valor de 40 euros) no salário-base e a percentagem de aumento (3,2 por cento), que fica aquém da reivindicação dos trabalhadores e é insuficiente para fazer frente à taxa de inflação actual, na ordem dos 10 por cento.

Mas este resultado da negociação só foi possível com a luta e a marcação dos plenários foi determinante!

FONTE: FIEQUIMETAL