40 trabalhadoras passaram a efectivas e 55 foram reclassificadas

Aconteceu nas Cantinas Municipais de Guimarães. No plenário de trabalhadores das cantinas do município de Guimarães realizado hoje, 16 de Março, foi decidido suspender a greve prevista para dia 17 de Março, na sequência do processo negocial e dos compromisso assumidos pela empresa Uniself, concessionária do serviço de refeições.
Nas reuniões realizadas com o Sindicato dos Trabalhadores da Hotelaria do Norte, a Uniself assumiu o compromisso de passar a efectivas 40 trabalhadoras, com toda a antiguidade, que eram contratadas a termo todos os anos em Setembro e despedidas em Julho do ano subsequente, algumas há 17/19 anos consecutivos.
Além disso, a Uniself comprometeu-se a dar aumentos salariais a todos os trabalhadores com efeitos a 1 de Janeiro de 2017 e a reclassificar 55 cozinheiras de 3.ª para cozinheiras de 2.ª, o que representa um aumento salarial, só por si, de 46 euros mensais para cada trabalhadora.
Perante estes compromissos importantes, os trabalhadores decidiram suspender a greve como manifestação de boa vontade, mas as negociações vão prosseguir pois muitas mais trabalhadoras podem e devem passar ao quadro e há ainda outros problemas a analisar e a resolver.
Há muitos anos que os trabalhadores e o sindicato vinham a reclamar a efectividade e a categoria de 2.ª à Uniself. Também tinham denunciado a situação à inspecção do Trabalho e à Câmara Municipal,mas foi a marcação da greve e a previsível adesão total dos trabalhadores que obrigou a Uniself a regularizar a situação.
Isto prova que é com a luta que se defendem e obtêm os direitos dos trabalhadores.
A Luta Continua!

cantinas guimaraes sindicato

 
 
 
 

Cofinanciado por: Programa Operacional Inclusão Social e Emprego - POISEPortugal2020EUROPA - European Union website, the official EU website